21 fevereiro 2014

Como Divulgar seu Livro

Se atualmente publicar ficou mais fácil, agora o autor enfrenta um novo desafio: divulgar o livro que conseguiu publicar. Tarefa nada simples, tendo em vista a concorrência. Pois, se ficou mais fácil para você publicar, ficou mais fácil para todo o resto da humanidade publicar também.
E como se destacar no meio desta multidão de novos escritores?
Existem maneiras simples e certeiras de divulgar o seu livro, e você mesmo pode fazer, no conforto de seu lar e sem a ajuda de intermediários. E o melhor: sem precisar investir todas as suas economias.
Porém, é importante que se atente para o fato de que este é um trabalho com resultado para médio e longo prazo. Até mesmo por que, ninguém nunca disse que seria fácil e rápido.
Mas são alternativas viáveis, possíveis e acessíveis.
É só querer.

- Primeiro, escreva um release de pré-lançamento de seu livro. Para quem não sabe, release é um texto jornalístico distribuído para a imprensa, com informações sobre a obra, o autor e o lançamento. Qualquer dúvida sobre como escrever um release, é só dar um Google.

- E por falar em Google, pesquise e liste os veículos de comunicação de sua cidade e região. E quando digo ‘e região’, quero dizer pelo menos dez cidades vizinhas. Inclua nesta lista jornais, revistas, rádios, emissoras de TV, sites e etc. Para realizar esta pesquisa, digite Nome da Cidade + Jornal; Nome da Cidade + Revista; Nome da Cidade + Rádio, e faça sua lista.

- Envie para todos estes veículos listados seu release, juntamente com o convite virtual de lançamento e a capa da obra (ambos em arquivo JPG ou PNG e em média resolução, para facilitar).

- Escolha três ou quatro amigos que escrevam bem, e peça para eles resenharem sua obra. É importante que estes amigos realmente saibam escrever, e escrevam com qualidade, clareza e, se não for pedir demais, com criatividade também. Como você deve desconfiar, é muito mais difícil conseguir a publicação de um texto ruim e cheio de erros, do que de um texto claro, objetivo, bem escrito e interessante.

- Estando com as resenhas prontas, envie-as para sites voltados para literatura e cultura, que existem aos montes na internet. Envie juntamente a capa de seu livro, em arquivo JPG ou PNG. Mas atenção: não adianta enviar este material para sites de qualidade duvidosa, layout desorganizado, repleto de erros de português e com poucos leitores. Procure por sites que, já em sua apresentação, demonstrem credibilidade e uma postura profissional clara.

- Existem muitos sites bacanas que recebem livros para resenha e sorteio. Você, enquanto autor, pode fazer uma parceria com estes sites, e encaminhar para eles dois ou três exemplares de seu livro. O editor lê a obra e a resenha, e ainda sorteia seu livro entre seus leitores. Pessoalmente, indico os sites Viaje na Leitura e Cachola Literária, mas existem dezenas internet afora que possuem política de parceria para novos autores.

- Utilize-se das redes sociais para divulgação. Poste fotos do lançamento, a capa do livro, trechos da obra, o convite de lançamento, os links onde sair seus releases e resenhas. O Facebook, hoje, possui um poder de divulgação inacreditável, que pode, deve e precisa ser aproveitado por você!

- Mantenha um blog, até para que seus possíveis leitores possam conhecer seu trabalho e sua maneira de escrever, despertando, assim, o interesse pelo seu livro.

- Não se esqueça de que escritores não escrevem apenas para outros escritores. Cuidado para não desperdiçar seu tempo e energia participando de grupos e páginas onde só existem escritores que, assim como você, estão atrás de leitores e de divulgação. É importante que você busque seu público leitor no lugar onde ele realmente está.

- Por isso o trabalho de campo do escritor também é muito importante. Costumo dizer que, muitas vezes, o autor mantém-se tão focado em encontrar o seu espaço na ‘literatura nacional’, que esquece que seu espaço na ‘literatura local’ está bem ali, dando sopa, ao alcance de suas mãos.

- Você pode procurar uma escola de sua cidade, e se oferecer para dar uma oficina aos alunos. Pode ser uma palestra também, de modo que consiga envolver os alunos e o seu livro. Lógico que, nesta ocasião, você vai falar sobre a sua obra, mas cuidado para não falar somente sobre si mesmo e tornar a oficina um porre para a gurizada.

- Você pode também buscar uma parceria com a escola, para que seja feito um trabalho sobre seu livro, com alguma atividade envolvendo o autor em sala de aula. Assim, você vende exemplares e conquista leitores que costumam ser bastante fiéis – as crianças e os adolescentes.

- Escreva um novo release, divulgando não somente seu nome e seu livro, mas o seu projeto em escolas também, e novamente envie este material para os veículos que você listou lá no início, quando ocorreu o lançamento de sua obra.

- Tire da cabeça que irá receber para realizar este trabalho em sala de aula. Lembre-se que você é um novo autor, e está buscando leitores, divulgação e venda para seus livros – remuneração, só mais pra frente.

- Estas atividades, entre outras, podem ser realizadas em diferentes escolas, inclusive de outras cidades, que não a sua. Logo, as possibilidades são infinitas.

- Se puder, mantenha uma coluna em um site voltado para literatura, ou em algum jornal ou revista de sua cidade e região. A maioria dos veículos está sempre em busca de produtores de conteúdo para seus canais de comunicação, e possivelmente aceitarão você como colaborador. Isso trará credibilidade para sua produção literária, além de divulgar seus escritos entre um público maior, impossível de mensurar.

- Caso possa, considero muito válido investir na produção de um book trailer (isto é: um trailer de divulgação, tal e qual acontece no cinema. Só que, ao invés de buscar despertar o interesse do público para um filme, o faz para seu livro). No entanto, peça ao responsável pelo vídeo que o produza com, no máximo dos máximos, um minuto de duração, para que não se torne cansativo e maçante. Já vi books trailers com mais de cinco minutos! Isso é uma vida, em se tratando de YouTube. O resultado é que o número de acessos se restringirá drasticamente. O investimento em um book trailer pode variar entre R$100 e R$300.

- E já que estamos falando em investir alguns reais na divulgação de seu livro, uma ideia é contratar o trabalho de divulgação de sites como o Dito pelo Maldito, ou os serviços de agências de comunicação, como a Dino e a Teia.

Estas são algumas dicas que poderão colaborar, e muito, para a divulgação de seu livro. Porém, todas elas caem por terra caso o seu livro não tenha qualidade.
Se o seu livro não tiver um bom enredo; se não estiver bem revisado ou se não possuir um conteúdo relevante, nem que você invista todo o dinheiro de sua família obterá resultados concretos.
Mas, caso contrário, pode confiar.
Pois, além de toda a divulgação que realizará enquanto autor, tendo um bom livro em mãos você poderá contar também com o popular e indefectível boca a boca – a melhor publicidade que já inventaram, desde que o mundo é mundo.


* Texto escrito originalmente para o Portal Homo Literatus.