18 maio 2012

Editora Multifoco inaugura filial gaúcha.


Buscando melhor atender escritores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina,
Editora Multifoco inaugura nova filial

por Alessandra Carvalho – Assessora de Imprensa Multifoco Sul



A Editora Multifoco, com sede no Rio de Janeiro, acaba de chegar oficialmente ao Rio Grande do Sul. Com o objetivo de melhor atender e assessorar os escritores da região sul do país, a Multifoco Sul, apesar de manter sua filial em terras gaúchas, irá atender autores do Paraná e também de Santa Catarina.
- A ideia é de que haja, de fato, uma aproximação maior entre autor e editora. Por mais que a Multifoco sempre tenha atendido escritores dos quatro cantos do país, é inegável que manter filiais atuando por regiões somente servirá para melhorar o relacionamento entre autor e editora, aproximando-os cada vez mais – afirma Jana Lauxen, autora do livro Uma Carta por Benjamin.
É, aliás, Jana Lauxen quem comandará a filial gaúcha da editora carioca. Há três anos trabalhando para a Ed. Multifoco, Jana já organizou cinco antologias em parcerias com outros escritores.
- Para mim será um grande divertimento. Gosto da proposta da Multifoco, e poder levar esta oportunidade para outros escritores, que não encontram espaço para publicar seu trabalho profissionalmente, da mesma maneira que um dia esta oportunidade chegou até mim, é simplesmente sensacional – afirma a autora, agora editora-chefe da filial sulista da Multifoco.
A proposta que Jana se refere é, de fato, bastante diferente das propostas de editoras, comumente encontradas internet afora. Hoje, publicar um livro não é tão difícil como foi um dia. No entanto, a maioria das propostas ainda encontradas pelo novo autor ou são publicações de e-books (livros virtuais) ou publicações pagas.
- A Multifoco tem, realmente, uma proposta diferente de tudo o que você conhece, e eu explico por quê: após o autor ter seu original aprovado, o livro entra em processo de produção, e passa por diagramação, criação de capa e contracapa, impressão, enfim. O autor receberá seus livros em casa, sem precisar pagar um real por isso. A partir do recebimento dos exemplares do seu livro, ele possui um prazo de 25 dias para comercializá-los, seja para amigos, familiares e conhecidos, seja através de lançamentos. Após este prazo, o autor precisará depositar para a editora o valor alcançado com as vendas de seus livros, ficando para si, enquanto lucro, com 20% do preço de capa. É uma porcentagem bastante alta, tendo em vista que grandes editoras costumam pagar para grandes autores uma porcentagem bem menor, que dificilmente ultrapassa os 8%. O que deve ser custeado na Ed. Multifoco, com os 80% restantes, é todo o trabalho de capa, diagramação e impressão, mas o autor pode optar por pagar este valor somente após ter recebido e – sublinhe-se isto – vendido seus exemplares, ou seja: não precisa de dinheiro, pois o dinheiro será levantado através da venda dos livros que o autor recebe sem pagar nada. Quem paga são seus leitores, e não o autor. Na minha visão, trata-se de uma oportunidade de verdade.
Outra novidade é que a Editora Multifoco vem demonstrando um crescente interesse em publicar trabalhos acadêmicos, como monografias:
- A produção acadêmica brasileira, ao contrário do que muitos pensam, é muito rica, e por isso concluímos que seria pra lá de interessante tirar estas produções somente do círculo acadêmico e trazê-las para as estantes de livros de todo o Brasil.
Jana Lauxen também cita o interesse da editora em transformar blogs em livros.
- O autor que tiver interesse em ter seu blog submetido à avaliação, para possível publicação em livro, não só pode como deve entrar em contato conosco. Assim como a produção acadêmica, existe um material riquíssimo disponível na internet. Se o conteúdo é bom, por que não publicá-lo, por que não transformá-lo em livro?
Para quem possa, por ventura, questionar por que alguém compraria um livro cujo conteúdo está disponível na internet, e de graça, Jana tem a resposta:
- A quantidade de blogs e sites no ar, atualmente, é incalculável, e a tarefa de garimpar os melhores não é fácil e muito menos simples, além de requerer tempo e paciência. O que acontece é que muito conteúdo de altíssima qualidade acaba perdido nesta miscelânea, sem receber a devida valorização. A publicação de blogs em livros funciona quase como uma peneira.
Autores interessados em ter seu original, sua monografia ou seu blog analisados pelo conselho editorial da Editora Multifoco, podem entrar em contato com Jana Lauxen através do e-mail multifoco.jana@gmail.com.